pesquisa sobre renda familiar
ESTUDO DIRIGIDO I
CURSO – SERVIÇO SOCIAL
POLO PRESENCIAL – BOQUIM -SE
ALUNOS - ADELVAN MACEDO DOS SANTOS JULIANA AZEVEDO RODRIGUES
DISCIPLINA - LEGISLAÇÃO SOCIAL
RESENHA CRITICA DO PROCESSO DE ENTREVISTA AS FAMILIAS DO MUNICIPIO DE SALGADO-SE
A partir das discussões para a realização do estudo dirigido I, que consistia em um processo de entrevista nas residências de famílias do nosso território, foram produzidos pela equipe um questionário para ser aplicado as famílias com objetivos de compreender a renda familiar e a percepção dos direitos sociais de acordo com os conteúdos da disciplina legislação social .
Fomos realizar a pesquisa de campo e entrevistamos as famílias de quatro domicílios localizados no município de Salgado com a aplicação dos questionários ,os dados foram surgindo e era notório que as famílias não tinham noção da renda familiar presente na casa ,além de desconhecer direitos trabalhistas garantidos na Constituição Federal e na Consolidação das Leis Trabalhistas. As famílias possuíam uma diversificação na composição da renda, sendo oito aposentados por idade e recebem seus benefícios através da previdência social, uma aposentada por invalidez e também recebe um salario mínimo através da previdência social , duas são domesticas com carteira assinada, uma trabalha em empresa com carteira assinada e quatro trabalham como autônomo.
As entrevistas foram norteando a concepção que os trabalhadores tinham em relação aos seus direitos trabalhistas, que se mostrou fragilizados diante das discussões. Na verdade não há um conhecimento das leis trabalhistas e suas garantias a partir dos direitos individuais do trabalhador, vale ressaltar que os trabalhadores autônomos ficam prejudicados com a formulação da jornada de trabalho, férias, decimo terceiro