Pesquisa sobre MST E UDR
1. Quais grupos sociais essas entidades representam?
MST e UDR representam grupos sociais bem distintos, apesar da ligação com a questão agrária. O MST é formado, em grande parte, por grupos mais pobres e desfavorecidos, e a UDR, em sua maioria, por grupos de grandes proprietários de terras.
2. Enumere o motivo de suas manifestações?
No MST, as invasões e manifestações buscam a reforma agrária, uma divisão de terras mais equitativa e a formação de minifúndios sustentáveis, na contramão do histórico brasileiro de concentração fundiária. Já a UDR defende a manutenção da propriedade privada e o crescimento da produtividade agrícola, com o uso da tecnologia no campo.
3. Quais os ideais politicos que representam o MST e a UDR?
O MST é inspirado em ideais políticos de esquerda, como o socialismo, e a UDR é sustentada por ideais políticos de direita.
4. Aponte as relações dessas entidades com o contexto de redemocratização na época em que surgiram.
O ponto mais importante para o sucesso da Situação de Aprendizagem é relacionar as manifestações pela terra no Brasil, tanto de direita como de esquerda, no contexto da redemocratização brasileira da década de 1980. Tais manifestações são fruto da maior liberdade de expressão e luta por direitos da sociedade civil. A UDR venceu no projeto democrático de 1988, e a reforma agrária ainda não foi realizada na proporção e medida desejadas pelo MST. Trata-se de uma questão aberta, na qual a democracia deve promover direitos de manifestação para todos.
5. Quais as relações entre a introdução crescente de novas tecnologias no campo e o nível de emprego.
A luta do MST está relacionada ao desemprego e à expropriação de pequenos proprietários no campo. A introdução de maquinário e tecnologias mais eficientes de produção incentivou a expulsão de diversos trabalhadores rurais de seus postos de trabalho. O MST luta por acesso à terra e também por acesso à cadeia produtiva, ao trabalho.