Pesquisa sobre ed. física e comentário sobre o filme “tempos modernos”.
TRABALHOS DE CULTURA ESCOLAR E ED. FÍSICA
Pesquisa sobre Ed. Física e comentário sobre o filme “Tempos modernos”.
Belo Horizonte
2011
Pesquisa sobre introdução da Ed. Física no Brasil:
A educação física se instalou no país através das instituições militares no século 19, defendida como uma forma de servir ao exército onde todas as propostas tivessem como fim, uma forma de atender as necessidades dessas instituições. Logo após, começou uma tendência Eugienista, que se preocupava com a questão da saúde, onde o foco era realizar exercícios que pudessem contribuir com o melhoramento da condição organiza da criança, e também tinham um cuidado com a higiene corporal. Após o higienista, veio o método Eugenista, que valorizava aqueles que tivessem os corpos saudáveis e fortes, em busca da “raça humana perfeita”
Com a evolução desses métodos, veio o ensino baseado nos métodos europeus de princípios biológicos, com movimentos amplos e de natureza cultural, conhecido como “Movimento ginástico europeu”.
Com a constituição de 1937, a ed. Física passou a ser vista como uma pratica educativa, passando a ser obrigatória nas instituições educacionais. E em 1961foram introduzidas leis que enfatizavam o esporte nas aulas.
Em 1971, a Ed. Física era vista como uma forma de desenvolvimento e aprimoramento das forças físicas, psíquicas, sociais, morais e cívicas até se desenvolver por completo e se apresentar como a educação física que temos hoje, como uma forma de “Cultura corporal”.
Resumo e comentário do filme “Tempos Modernos”:
Tempos modernos é um filme antigo, com uma linguagem antiga e trata de um tema muito atual para a época do filme.
O filme mostra no início um homem trabalhador em uma indústria e pressionado pela produção ele começa a ter uma espécie de distúrbio e passa a ter problemas de relacionamentos com a empresa, seus companheiros de trabalhos e com ele mesmo.
Esses distúrbios o levam ao hospital onde passa um