Pesquisa Serviço Social
Alguns desafios do cotidiano da pesquisa em serviço social
Questões Introdutórias
Observamos com frequência a defesa da utilização da pesquisa na atuação do assistente social, porém a pratica nos mostra que isto é apenas dito e não utilizado.
A falta de tempo e disponibilidade eram umas das desculpas dos profissionais, e a ideia de que a pesquisa acarreta prazos e normas assim como no período acadêmico, faz com que se torne um peso a mais na rotina de trabalho.
A pesquisa no período acadêmico tem sua importância e seus favorecimentos á formação do aluno, porem deve se pensar de modo diferente o exercer do pesquisador. A pesquisa tem a intenção descobrir fatos importantes, tem sua sensibilidade, tem sede por valorizar o pesquisado e contribuir em cada busca.
O texto visa mostrar o quanto a pesquisa é indispensável na pratica do assistente social e também em sua formação, que este saber agrega ao profissional e também aos usuários.
Alguns sentidos da pesquisa: usos e abusos
A cada dia somos bombardeados com novos dados e novas informações produzidas e distribuídas pela mídia, os temas são diversos, mas cabem alguns questionamentos, como o de saber quais as respostas que estas pesquisas produzem, pra quê e para quem eles servem e quais suas intencionalidades.
Rubens Alves nos atenta ao ponto de indagar quais são as funções sociais destas pesquisas e quais os benefícios reais trazem para a sociedade, uma vez que produz-se um conhecimento necessário á “alguém”.
A autora Cynthia Crossen nos diz sobre a corrupção de informações quando introduz-se credibilidade á um determinado dado intencionalmente, forjando assim conclusões de pesquisas que foram encomendadas. Diz também sobre as pesquisas com aparências cientificas mas com temáticas banais para a propaganda de algo.
Os pontos de vista de Aquino também nos contribui ao dizer sobre a forma como são feitas as pesquisas e o que se propaga ao encontrar as respostas, muitos são os