Pesquisa Savanas
Savanas (biomas)
Ênfase: Problemas ambientais - causas, consequências e soluções
Introdução
Daremos ênfase a Savana brasileira, pois trata-se da savana mais rica em biodiversidade.
A savana brasileira (mais conhecida como Cerrado) é uma região com mais de 2 milhões de km2, cerca 20% do território brasileiro. Possui a mais rica flora dentre as savanas do mundo, cerca se 7000 espécies. A riqueza de espécies de aves, peixes, répteis, anfíbios e insetos é igualmente grande, embora a riqueza de mamíferos seja relativamente pequena, muitas de suas espécies encontram-se ameaçadas de extinção.
As taxas de desmatamento no Cerrado têm sido historicamente superiores às da floresta Amazônica e o esforço de conservação do bioma é muito inferior ao da Amazônia. Estima-se que cerca de 6,5% se toda a área de cerrado é preservada por parques nacionais, estaduais e estações ecológicas, entretanto, ainda é insuficiente para a conservação e proteção da biodiversidade existente.
A agricultura no Cerrado é lucrativa e sua expansão deve continuar em ritmo acelerado. Com uso de técnicas de correção do solo e irrigação, a região tornou-se importante produtor de grãos.
As principais ameaças à biodiversidade do Cerrado são a erosão dos solos, a degradação dos diversos tipos de vegetação presentes no bioma, a dispersão de espécies exóticas e a invasão biológica causada por gramíneas de origem africana. O uso do fogo para a abertura de áreas virgens e para estimular o rebrotamento das pastagens também é prejudicial, embora o Cerrado seja um ecossistema adaptado ao fogo. Nas regiões onde o cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos esporádicos. Práticas agrícolas incluem o uso extensivo de agrotóxicos como os fertilizantes de calcário, os quais poluem córregos e rios.
Iniciativas para conservação
As amplas transformações ocorridas nas paisagens do Cerrado e o status de ameaça para muitas espécies, tem