Pesquisa Santos Dumont
Reportagem: Fernanda Vilela
Cartaz da palestra sobre Santos Dumont que será realizada em Ribeirão Preto
Todos conhecem Alberto Santos Dumont como o inventor dos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. O mineiro tornou-se uma das pessoas mais famosas do mundo quando, em um voo, contornou a Torre Eiffel com seu dirigível Nº 6, conquistando o Prêmio Deutsch, em 1901.
Porém, apesar dos brasileiros considerarem Dumont como o responsável pelo primeiro voo em um avião, na maior parte do mundo o crédito a essa invenção é dado aos irmãos norte-americanos Wright. Uma exceção é a França, onde o crédito é dado a Clément Ader.
No entanto, a Federação Aeronáutica Internacional (FAI), considera que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado, em um aparelho mais pesado do que o ar.
A polêmica e os debates sobre esse tema são eternos. Mas é inegável a grande contribuição que Santos Dumont deu a um dos maiores sonhos do homem: a arte de voar. Para discutir esse assunto, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo Ribeirão Preto realiza na segunda, dia 12, a palestra “Santos Dumont: Cientista e Inventor”. O evento será às 14h30, no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto (FEA-RP) e terá como palestrante o professor Henrique Lins de Barros, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
Barros demonstrará como Santos Dumont resolveu os dois problemas centrais do voo humano: a dirigibilidade de balões (1901) e o voo completo de um avião (1906), feitos que só foram possíveis devido às inovações que ele propôs, como novos materiais, desenvolvimento de motores, estudos da estabilidade e da aerodinâmica.
A palestra trará também uma síntese dos cerca de 20 inventos realizados por Dumont no curto período de dez anos, retratando seu ponto de vista sobre a ciência do