PESQUISA PAI DA AVIA O
ALUNO: RAFAEL FÉLIX BEZERRA CORREA
CURSO: ENGENHARIA AERONÁUTICA
DICIPLINA: HISTORIA DA AVIAÇÃO
TURMA: EA1
QUEM FOI O PAI DA AVIAÇÃO? SANTOS DUMONT OU OS IRMÃOS WRIGHT?
As comemorações do centenário dos voos dos irmãos Wilbur e Orville Wright de 1903, em dezembro, nos Estados Unidos, deram ensejo a um renovado interesse nos estudos de história da aviação. Apesar da publicação de matérias muitas vezes simplistas e da cerrada barragem publicitária em curso nos Estados Unidos, a verdade é que a controvérsia subsiste através dos anos, a propósito de vários pontos concernentes ao real papel dos Wright, não apenas em relação à primazia do voo em avião, como também sobre a efetividade da contribuição deles ao progresso da aviação. Persistem as dúvidas até agora não resolvidas (e aparentemente insanáveis) sobre o caráter e as cifras (datas, durações, velocidades etc.) dos voos de 1903 e 1905, na falta de testemunhas e registros técnicos adequados. Os irmãos Wright se recusavam a demonstrar publicamente seu aparelho, e mesmo aos possíveis compradores, e também recusavam a fornecer planos e detalhes técnicos para publicação. Era natural que a atitude de mistério e segredo dos Wright despertasse o ceticismo e a incredulidade de todos, seja no público, na imprensa ou nos meios técnicos. Pelo menos até os primeiros voos públicos dos Wright na França em agosto de 1908 (utilizando motor francês Bariquand et Marre), as dúvidas sobre os alegados voos anteriores, de 1903 e 1905, persistiram.
Os irmãos conseguiram levantar voo com sucesso, mais não conseguiram documentar, e registrar. Por isso, que para alguns os irmãos Wright não foi considerados o “pai” da aviação.
Com Santos Dumont foi diferente, pois há registros históricos e técnico-científicos sobre as realizações de Santos Dumont e outros pioneiros. Havia livre troca de ideias e experiências entre os contendores. As evidências históricas e científicas, quando analisadas com seriedade e isenção, constituem