o fio das palavras
O fio das palavras
Resenha
User
Bauru 2014
O FIO DAS PALAVRAS - UM ESTUDO DE PSICOTERAPIA EXISTENCIAL
CANCELLO, Luiz A. G. O Fio das Palavras – Um Estudo de Psicoterapia Existencial. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1991.
AUTOR :Luiz A.G. Cancello é psicólogo e psicoterapeuta. Professor da Universidade Católica de Santos - SP
OBRA
O FIO DAS PALAVRAS é um livro que refere-se a psicoterapia, havendo uma inclusão do leitor através da linguagem, onde o autor proporciona a inclusão pelo seu tema. Sendo através da linguagem que paciente e terapeuta estabelecem um vinculo o qual permite a psicoterapia.
Mostrando a importância do terapeuta em ganhar a confiança de seu paciente, com maneiras de abordagem, como, momentos de pausa para reflexão onde o cliente pode sentir que esta sendo ouvido e sutilmente direcionado com palavras introduzidas no momento correto.
Sessões que podem perdurar um tempo ate que o paciente sinta-se confortável para ir adiante, fazendo o silencio do terapeuta necessário em alguns momentos para assim ter confiança de reviver a situação. Cuidando sempre para que o paciente não se retraia, fechando assim o assunto.
João procura um terapeuta para tentar solucionar seus problemas. Mesmo não acreditando muito, pois já avia feito diversas pesquisas sobre o assunto, e tentado de maneiras distorcidas se auto ajudar, vai a primeira sessão achando que já sairá curado, porém depois ele sente que esta no caminho correto. Estabelecida a relação de intimidade entre o paciente e o terapeuta, ambos procuram algo em comum, que no caso é a cura de João. Porém o foco do terapeuta não e apenas a cura de João, mas sim o paciente, fazendo com que ele encontre caminhos dentro de si para posteriormente solucionar seus problemas sozinho, ou seja, sendo como uma muleta que com o decorrer das sessões será retirada.
Como o sofrimento de João estava tão somatizado, refletindo no físico, através de náuseas, fortes dores no