Pesquisa prática
Prof.a Dr.a Zelia Milléo PAVÃO*
Resumo
Em vista da dificuldade que os pesquisadores têm de selecionar instrumentos adequados para a coleta de dados, este texto procura elencar as principais ferramentas técnicas que se encontram à disposição de quem quer realizar uma investigação científica. Palavras-chave: Pesquisa prática, instrumento de coleta de dados.
Resummé
Em vue des dificultes que les chercheurs trouvent pour choisir les instruments les plus indiques pour la recolte de données empiriques, ce texte essaye de cerner principales técniques qui sont à la disposition de celui qui travaille avec la recherche scientifique. Monts-clés: Recherche scientifique, instruments de recolte des données.
Introdução
O objetivo da elaboração de um texto condensado e facilmente socializado para divulgação dos instrumentos mais comumente utilizados na coleta de dados para pesquisa científica deve-se à constatação, em muitos anos de experiência em análise estatística de dados da dificuldade com que os pesquisadores se deparam no momento de planejar sua pesquisa prática. Esses instrumentos referemse à construção adequada, às vantagens e limitações de seu uso e à cautela que o pesquisador deve ter para não incorrer em erros que redundem em prejuízo para o seu trabalho. A investigação começa com o enunciado do problema e a natureza da
* Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da PUCPR e Professora de Estatística da PUCPR.
Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.4 - p.85-94 - jul./dez. 2001
1
hipótese determina a seleção dos instrumentos que deverão ser utilizados. O investigador não deve conhecer e dominar apenas uma técnica - por exemplo, os questionários -e aplicá-la a qualquer problema. Cada instrumento é adequado para determinados tipos de dados e, em alguns casos, o investigador pode empregar mais de um instrumento para coletar a informação que lhe permita encontrar a solução