Pesquisa e pratica
A pesquisa em contexto educativos constitui em si mesma uma prática instigante, uma vez que permite inúmeras reflexões em torno dos aspectos pedagógicos, administrativo, políticos, filósofos, que compõe uma instituição escolar, mais ainda quando está atulada a pesquisa do trabalho pedagógico voltado aos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular.
Conduz a uma investigação com o objetivo de obter um conhecimento aprofundado sobre um assunto especifico, instiga o professor a buscar, em várias fontes, informações sobre determinado assunto.
Pesquisa sobre a organização do trabalho pedagógico permite ao futuro professor:
Engajar-se em atividades de transformação dos objetos estudados, criar novas representações mentais, formulando conceitos a partir da observação da realidade, tornar-se autônomo em relação ao seu processo de formação continuada.
Pesquisar: significa a investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento especifico e estruturado sobre um assunto preciso.
Realizar uma pesquisa: é sentir-se instigado pela curiosidade, pelo desejo de busca e superação, é saber trabalhar com os indicadores que afloram durante a coleta de dados, visto que todo o processo é importante, não somente o resultado alcançado.
A pesquisa se constitui: como um dos principais científicos e educativos mais significativos para a construção do conhecimento, sendo indispensável à formação do futuro docente. O objetivo é oferecer um atendimento educacional de qualidade e eficiência, impulsionando pela concepção inclusiva.
Praticas pedagógicas inclusivas: trazem um novo conceito, alicerçado no principio de que a educação deve ser acessível a todas as pessoas, independentemente das possibilidades e/ou limitações delas, atendendo, assim, às exigências de uma sociedade mais humana e solidária, que combate preconceitos e descriminações.
Ed. Especial para que haja uma unidade entre teoria e pratica: pesquisa e pratica, os futuros