Pesquisa operacional
Pesquisa Operacional consiste na construção de um modelo que sirva como um instrumento de analise e compreensão de um sistema que nos apresente um desempenho desejado.
Esse sistema serve para nos ajudar a escolher uma ação para melhora a estrutura de um sistema futuro e seu comportamento e influenciado por vários elementos ou variáveis.
Sendo assim quanto mais simples for o sistema mais fácil será identificar as variáveis principais do sistema.
Congestionamento de Operações
Ele ocorre quando as tarefas e as atividades se acumulam em uma fila na qual tem o seu atendimento inadequado que gera vários tipos de prejuízo e interfere no comportamento e varia muito do tipo de natureza e da complexidade da mesma.
Esses dois tipos de sistemas são totalmente diferentes sobre qualquer ângulo de visão e o seu comportamento é tão diferente que as respostas obtidas devem ser adaptadas para incluírem as outras características que o sistema não captou.
As Fases de um Estudo de Pesquisa Operacional
São seis fases que compõe um estudo de pesquisa operacional:
Definição do problema:
Ela se baseia em três aspectos principais e devem ser muito bem discutidos;
1-descrição exata dos objetivos do estudo;
2-identificação das alternativas de decisão existentes;
3-reconhecimento das limitações, das restrições e das exigências do sistema.
Construção do modelo:
Nessa fase o analista tem que mostrar toda a sua criatividade para que o processo e a consequência do grau de representação da realidade que o modelo venha apresentar,
Existem vários tipos de modelo que podem ser utilizados para resolver problemas de gerenciamento, desde um simples modelo até um complexo modelo matemático.
Solução do Modelo:
Podem ser utilizados modelos matemáticos utilizando o algoritmo mais adequado ou utilizando os modelos de simulação para avaliar o sistema para saber se o objetivo foi alcançado.
Validação do Modelo:
É necessário verificar se o modelo é valido e se a sua