Pesquisa Operacional
Trabalho Acadêmico apresentado ao Curso de Administração de Empresa, a Faculdades de Goiânia da Anhanguera Educacional S.A., como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina
Pesquisa Operacional
Orientador: Prof.(a) Andrea Assis
Goiânia
2014
RELATÓRIO 1
Pesquisa Operacional (P.O.) é um método científico para a tomada de decisões. A Pesquisa Operacional é um sistema organizado com auxílio de modelos que tem como objetivo, guiar a operação de um sistema, da melhor maneira possível. Podemos considerar a P.O. como uma ferramenta matemática aplicada no processo de tomada de decisão. Para isso, fazemos uso de modelos matemáticos estruturados em fases.
AS PRINCIPAIS FASES DE ESTUDO EM PESQUISA
1 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
A definição do problema, baseia-se em três aspectos principais:
- descrição exata dos objetivos do estudo;
- identificação das alternativas de decisão existentes;
- reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema.
Essa fase do trabalho é uma das mais importantes, pois é a partir dela que o modelo é concebido.
2 - CONSTRUÇÃO DO MODELO
O modelo mais apropriado para a representação do sistema, deve ser escolhido com base na definição do problema. Vários tipo de modelo podem ser utilizados para resolver problemas, desde um simples modelo conceitual, até modelos matemáticos complexos. Um bom modelo é aquele que tem um desempenho bem próximo do desempenho da realidade e é de fácil experimentação.
3 - SOLUÇÃO DO MODELO
Essa fase tem como objetivo encontrar solução para o modelo proposto. Ao contrário das outras fases, que não possuem regras fixas, a solução do modelo é baseada geralmente em técnicas matemáticas existentes. No caso de um modelo matemático, a solução é obtida, pelo algoritmo mais adequado, em termos de rapidez de processamento e precisão da resposta. Isto exige um conhecimento profundo das técnicas existentes.
4 - VALIDAÇÃO DO