Pesquisa Operacional
Não há definição unânime para Pesquisa Operacional (P.O). A P.O é, mais, um conceito (abstração, ideia), muito abrangente, sobre a busca da melhor utilização (técnica, econômica, social, política) de recursos (escassos) e processos (diversos), através da aplicação de métodos científicos, visando a maior satisfação (utilidade, prazer) do cliente (usuário, público), definidos num contexto (conjunto, totalidade).
ÁREAS DE APLICAÇÃO ETÉCNICAS UTILIZADAS
Resumo das áreas e técnicas de P.O mais citadas nos 24 Simpósios da SOBRAPO, em cerca de 1000 trabalhos. Fonte: SOBRAPO:
EMPRESA QUE UTILIZA A PESQUISA OPERACIONAL NA GESTÃO DOS NEGÓCIOS
A P.O tem sido aplicada no setor agropecuário, no Brasil, embora não com o mesmo destaque de outros setores, como transportes, energia, telecomunicações e finanças. Existem três âmbitos para aplicação das técnicas de P.O. neste setor:
a) Unidades de produção agropecuária (fazendas, empresas rurais);
b) Agroindústrias;
c) Planejamento estratégico e desenvolvimento de políticas agropecuárias.
Exemplo: SADIA
Em 1990, a SADIA contratou uma consultoria (UNISOMA) para implantar um controle integrado de suas atividades de produção (aves, suínos e rações), transformação de carnes e comercialização. Como parte do programa, foram desenvolvidos os seguintes projetos: a) Formulação de rações: todas as fábricas usam o software MULTIFOR, de formulação otimizada de misturas, que usa a Programação Linear com estrutura de bloco angular, possibilitando a solução de problemas de grande porte (4.000 equações e 6.000 variáveis) em microcomputadores. O mesmo é utilizado pela PERDIGÃO e pela M.CASSAB.
b) Planejamento Integrado da Produção Avícola: O "PIPA"; foi implantado em sete unidades de integração (tipo de operação comercial entre os produtores e a indústria), responsáveis pelo abate de 25 milhões de aves, por mês. O sistema permite 4.000 equações e até 30.000 variáveis e visa otimizar:
Datas de