pesquisa operacional
Processo Decisório
O estudo do processo decisório tem obtido cada vez mais destaque nas pesquisas que envolvem organizações, tendo em vista as rápidas mudanças que estão ocorrendo no ambiente social, econômico e legal. Estas mudanças implicam na procura de uma maior proatividade dos tomadores de decisão e na continuada procura de eficiência nos processos.
Um aspecto fundamental do campo da decisão diz respeito as suas bases no modelo racional de tomada de decisão, que se compõe de um conjunto de premissas que determinam como uma decisão deve ser tomada e não como a decisão é tomada.
Outro elemento importante, são as graves limitações que enfrenta o processo decisório e do dispêndio de tempo e energia que provoca na contramão das necessidades das organizações que procuram reduzir as necessidades das equipes de se envolverem em processos complexos de tomada de decisão, através da automatização dos sistemas operacionais e pelo estabelecimento de procedimentos padronizados para tentar cobrir as possíveis falhas.
Estes pontos, associados à busca de novas abordagens e visões modernas para a administração, uma das principais funções do pesquisador desta área, principalmente pela esperança de que estas possam se mostrar mais eficazes no tratamento de problemas, do que as tradicionais acrescidas das diversas conclusões de pesquisadores de decisão a respeito das incongruências e limitações do modelo racional, tanto quanto da importância dos modelos prescritivos ao invés do modelo normativo eprincipalmente de se desenvolver estudos descritivos das tomadas de decisões, apontam para a necessidade do desenvolvimento de pesquisas empíricas no contexto organizacional desta temática que para alguns autores nada mais é do que a função do administrador.
A pesquisa operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais e tem sua evolução decorrente da revolução científica, desenvolvimentos tecnológicos e crescente