Pesquisa Operacional
O inicio do uso do termo Pesquisa Operacional deu-se em 1939, mas, logo foi individualizada e batizada tornando-se possível fixar suas origens em épocas mais remotas.
Durante a Primeira Revolução Industrial começou a surgir problemas, que só a nova disciplina iria resolver, a medida que as empresas passaram a fazer uso de maquinas nas produções, cada vez mais era difícil apenas um homem conseguir administrar toda a produção, foi ai que criaram os gerentes, diretores, gestores, entre outras funções que dividiriam a responsabilidade do dono da empresa.
Cada vez que se divide uma função administrativa em um conjunto de
Subfunções surge uma nova tarefa a de integrar as diferentes subfunções para que elas sirvam com eficiência aos interesses do todo. A tarefa de integrar constitui na administração a função da direção, ou função executiva.
Geralmente gerentes executivos estabelecem esses objetivos para a empresa: Produção, Comercialização, Finanças e Pessoal.
A função de direção na indústria desenvolveu-se gradativamente, acompanhando o desenvolvimento das organizações.
Resumindo, após crescimento vigoroso , a PO continuou a crescer nos meios militares e desenvolveu-se rapidamente nas organizações industriais, acadêmicas e governamentais.
O SIGNIFICADO E A NATUREZA DA PO
Podemos considerar PO como uma aplicação do método científico, por equipes interdisciplinares a problemas que dizem respeito ao controle de sistemas organizados (homem-máquina) com a finalidade de obter as soluções que melhor satisfaçam aos objetivos da organização, como um todo.
As características essenciais da PO, mostradas nesta definição, são:
1) a orientação para sistemas (ou para sua direção),
2) o emprego de equipes interdisciplinares
3) a aplicação do método científico a problemas de controle. Vamos examinar agora cada um destes aspectos em detalhe.
No caso da indústria, por exemplo, uma empresa não pode arriscar-se a ir à falência para