Pesquisa operacional
1. INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL 3 1.1 O CONCEITO DE PESQUISA OPERACIONAL. 3 1.2 A HISTÓRIA DA PESQUISA OPERACIONAL. 3 2. PROBLEMA PROPOSTO E SUA RESOLUÇÃO NO SOLVER 4 2.1 DEFINIÇÃO E FERRAMENTAS DO PROGRAMA 4 2.2 EXEMPLO DE PROBLEMÁTICA 4 2.3 RESOLUÇÕES UTILIZANDO O SOLVER. 5 2.4 ALTERANDO OS VALORES DO PROBLEMA ANTERIOR E O RESOLVENDO NOVAMENTE 8 3. CONCLUSÃO 11
1. INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL
1.1 O CONCEITO DE PESQUISA OPERACIONAL.
É um ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisões. É usada, sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance.
“A PO firmou-se como uma atividade que pode colocar a serviço da gerência e realmente o faz ,novas atitudes, novos conceitos e novas técnicas; ajudando-a a resolver problemas complexos e tomar decisões importantes”.
A Pesquisa Operacional pode ser utilizada para ajudar nos processos de decisão. como por exemplo:
* Problemas de Otimização de Recursos; * Problemas de Localização; * Problemas de Roteirização; * Problemas de Carteiras de Investimento; * Problemas de Alocação de Pessoas; e * Problemas de Previsão e Planejamento
1.2 A HISTÓRIA DA PESQUISA OPERACIONAL.
O termo Pesquisa Operacional foi utilizado pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1938 para designar o estudo sistemático de problemas estratégicos e táticos decorrentes de operações militares.
Numa atuação clássica, um grupo de especialistas (matemáticos, físicos, engenheiros) foi designado para avaliar e reposicionar adequadamente os radares do sistema de defesa aérea da Grã-Bretanha antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Outras aplicações militares incluíram o planejamento de operações de comboios, bombardeios e de guerra antissubmarina.
Após a Segunda Guerra Mundial, muitos dos especialistas que