Ensaio centra a diesel
Parte I
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do país gera um conseqüente aumento de consumidores, já que há um aumento do número de indústrias, aumento da população e melhora da qualidade de vida de algumas classes, resultando em um acentuado aumento da demanda. No entanto, as concessionárias não conseguem acompanhar esse aumento, já que o setor elétrico não tem capacidade para investir em obras de geração e transmissão de energia a curto prazo, tornando cada vez mais necessário o uso de geradores alternativos. As centrais diesel tornam-se, então, um alternativa extremamente importante. O ensaio de uma Central Diesel nos traz uma noção de como opera uma central desse tipo, a partir dos dados colhidos no laboratório. Calculou-se os parâmetros de maior importância de modo que fosse possível obter as curvas de funcionamento, as quais possibilitaram a visualização do comportamento da central em diversas condições de operação. Neste ensaio, foram levantadas as curvas de funcionamento a uma rotação fixa de 1800 rpm.
2. OBJETIVOS
➢ Obtenção dos parâmetros de curvas de funcionamento de uma central Diesel; ➢ Utilização das normas ABNT para motores estacionários; ➢ Análise da curva de funcionamento de determinação da potência nominal efetiva; ➢ Correção da potência nominal efetiva para as condições padrão; ➢ Balanço de Energia (térmico)/Diagrama de Energia (Sankey).
3. SUMÁRIO DOS RESULTADOS
Com a realização do ensaio foram obtidos dados para confecção de curvas sobre a central diesel. Os valores encontrados foram os seguintes: rendimento global máximo do motor de 34,34%, para um consumo específico do combustível de 0,25 kg/KW.h; rendimento global máximo da central de 30,22% para um consumo específico do combustível de 0,28 kg/KW.h. As centrais diesel são de suma importância para a complementação de geração de energia necessária para o país, de forma a atender a demanda