Pesquisa Operacional
1.1 Motivação
Através da disciplina Pesquisa Operacional, pudemos compreender melhor esta área, e sua importância no apoio à tomada de decisão empresarial, contudo para um aprendizado mais sólido acreditamos ser necessário que apliquemos os conceitos aprendidos em sala com problemas do mundo real.
1.2 Objetivo
O presente trabalho objetiva aplicar os conceitos aprendidos na disciplina de Pesquisa Operacional, utilizando como instrumento de análise um modelo simulado pelo grupo, aonde o objetivo final é minimizar os custos da suposta empresa.
1.3 Programação Linear
A Programação Linear refere-se a uma das técnicas utilizadas na Pesquisa Operacional quando se trata de problemas de otimização.
Os problemas de Programação Linear (PL) visam a distribuição eficiente de recursos limitados para atingir um determinado objetivo, normalmente, maximizar lucros ou minimizar custos. Esse objetivo é expresso por meio de uma função linear, nomeada de "Função Objetivo".
É importante também que seja definido quais as atividades que consomem recursos e em que proporções estes são consumidos. Essas informações são expressas em equações as inequações lineares, cada uma correspondente a cada recurso. Ao conjunto dessas equações ou inequações, atende-se por "Restrições do Modelo".
A principal finalidade em um problema PL é a função objetivo, ou seja, a maximização do lucro ou a minimização dos custos. Essa solução denomina-se de solução ótima. Logo a Programação linear se incube de encontrar a solução ótima de um problema, uma vez definida o modelo linear, isso é, a função objetivo e as restrições lineares.
1.4 Análise de Sensibilidade
A resposta final de um problema de Programação Linear muitas vezes tem valor limitado. Além da simples resposta do valor das variáveis, devemos saber o que acontece com elas, se existir variações nos coeficientes dados no problema original. Muitas vezes queremos saber, quanto podemos variar nos