Pesquisa operacional aplicada à logística de transporte
PESQUISA OPERACIONAL APLICADA À LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
J. A. T. SHULZ, D. L. HOFFMANN2, J. GIACOMELLI2, T. S. NILSON2
RESUMO: Para as empresas de transporte se manterem competitivas no mercado precisam racionalizar e reduzir custos administrativos e operacionais. Na otimização de recursos o uso da Pesquisa Operacional oferece muitas vantagens aos gestores, pois permite simular situações/decisões antes de realmente executá-las. E, ainda, ajudam a minimizar custos, aumentar a produtividade, reduzir o tempo na distribuição e transporte, por conseqüência, maximizar o lucro. Partindo desta perspectiva, o objetivo deste trabalho é mostrar como a Pesquisa Operacional que possui ferramentas apropriadas para solucionar problemas logísticos reais pode auxiliar a logística através do uso do programa Solver na resolução de um problema visando à minimização do custo de transporte.
PALAVRAS-CHAVE: Logística, Otimização, Solver.
INTRODUÇÃO
Conforme Tadeu (2008) a logística é definida pelo Conselho de Gerenciamento da cadeia de Suprimentos como processo de planejamento, implementação, controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem, até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades do cliente. Em outras palavras, a logística por sua concepção é utilizada de forma imperceptível em diversas situações corriqueiras dentro ou fora das organizações.
Oliveira (2009) afirma que a Pesquisa Operacional oferece ferramentas matemáticas que podem ser usadas em diversos níveis de gestão, as quais simulam computacionalmente tomadas de decisão. A Pesquisa Operacional geralmente busca encontrar o valor máximo (de lucro, performance, aproveitamento) ou mínimo (de risco, de custo). Destaca-se também que do ponto de vista da PO, quando se fala em máximo ou mínimo está implícito que não existe nenhuma outra solução melhor, em outras palavras, a solução encontrada é provada