Pesquisa ong
AS ONGs surgiram com o objetivo de fazer uma parte que, em tese, é de responsabilidade do Estado, ou então complementá-lo quando ele não consegue atingir esse nível, buscando fazer o possível, muitas vezes, para pessoas excluídas da sociedade, e pessoas que não tem voz.
AS ONGs sobrevivem, na maioria das vezes, de financiamentos e doações do próprio Estado, e também de algumas entidades privadas, além de ter basicamente a Judá de voluntários, que são as pessoas que “trabalham” na entidade. Uma ONG não tem valor jurídico, ou seja, fazendo parte do terceiro setor, ela faz parte de associações e fundações, não constitui uma empresa, ou pessoa jurídica.
Para montar ou criar uma ONG, é necessário inicialmente formular um estatuto, que é o documento que vai conter o nome da entidade, onde vai ser a sede, as finalidades e objetivos, contratar se possível uma assessoria jurídica, uma vez que é obrigatório que um advogado assine o estatuto, aprovar o estatuto, seja através de assembléias, ou reuniões, eleger a diretoria, e por último, registrar legalmente a ONG, em um cartório.
Existem ONGs que são conhecidas mundialmente, como a WWF (Worldwide Fund for Nature) que é uma entidade que protege omeio ambiente, o Greenpeace, que preserva a natureza e os animais, e atua também no Brasil, a Fundação SOS Mata Atlântica, que defende a fauna e flora da Mata Atlântica, e muitas outras.
Confira o passo-a-passo na hora de captar recursos para a sua organização
- É preciso definir exatamente quanta verba é necessária para realizar a ação;
- Conhecer e pesquisar os potenciais doadores. Descobrir os contatos, principalmente aqueles no entorno da entidade. Fazer uma lista ou banco de dados. É importante que as