Pesquisa mercadologica
Elo entre atitudes e comportamento – as pesquisas de marketing tendem a utilizar a intenção de compra declarada pelos consumidores, com relação a determinado produto ou serviço, como precursora do comportamento de compra. No entanto, há muitas evidencias de que nem sempre a intenção de compra declarada pelo consumidor efetivamente se concretiza na compra do produto ou serviço.
Modelo cognitivista do processo decisório de compra – assume que o consumidor toma decisões forma racional e consciente, é orientada por objetivos e se baseia no processamento de informações.
Modelo de envolvimento com a compra – busca explicar o processo de compra utiliza como ponto focal o grau de envolvimento do consumidor com o produto. Envolvimento pode ser definido como o grau de interesse que o produto ou serviço desperta no consumidor.
Outros processos decisórios de compra – outros tipos de processo decisório de compra podem ocorrer para diferentes produtos, consumidores e situações de compra. Por exemplo, a compra automática ocorre após a formação do hábito de compra de determinado produto e o compra por impulso ocorre de forma não planejada.
Compra deliberada e compra automática – o comportamento automático tem o propósito de liberar o indivíduo para processar outras informações consideradas mais urgentes ou mais relevantes. Ao automatizar determinadas escolhas, liberam-se as funções cognitivas conscientes para outras tarefas. O comportamento deliberado de compra tende a ser, portanto, exceção, e não regra. No entanto, não se deve ser confundido com a compra por impulso.
Compra por impulso – os mecanismo que levam a compra por impulso são ainda pouco conhecidas. De forma geral, a compra por impulso é avaliada negativamente, por estar associada as ideias de