pesquisa membrana plasmatica,procarionte,eucariontes e cariotecas
-membrana plasmática : A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
-Procarionte : Procariontes, procariotas ou procariotos (grego transliterado: pro, anterior, antes, primeiro, primitivo - karyon, noz ou amêndoa - núcleo = Nucleo Primitivo) são organismos unicelulares na sua vasta maioria e que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico.
-Eucariontes : Uma célula eucariótica possuí verdadeiro núcleo, (núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear) que contém um ou mais nucléolos. É contituída por muitos organelos membranares, ao contrário das células procarióticas. E podem ser animais ou vegetais. A palavra procariótica resulta em termos gregos pro + Káryon que significa " célula sem núcleo"
Carioteca : Envoltorio nuclear também conhecido como carioteca, é uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular ( o DNA) do citosol.
É formado por dois folhetos ou membranas, um externo e outro interno. O folheto externo é continuo com retículo endoplasmático rugoso. No folheto interno do envoltório nuclear existem proteínas que se associam a uma rede de filamentos intermediários.
É a antiga denominação para a Membrana Nuclear (membrana que envolve o núcleo). Antigamente os cientistas achavam que a membrana nuclear era rígida, por isso deram esse nome para ela (no grego kários: duro e teca: capa, casca). Hoje com o advento da microscopia e técnicas de formação de lâminas para a observação, sabe-se que a membrana nuclear não é rígida e nem