Citologia, histologia e embriologia
Os procariontes são organismos provenientes do reino monera, unicelulares, podendo viver em colônias. São diferentes dos eucariontes, pois apresentam o material genético disperso no citoplasma, ou seja, não estão envolvido pelo envoltório celular (OLIVEIRA; FONTANA; ROSARIO; PINTO, 2006).
As células procariontes alem de membrana plasmática, apresentam uma parede celular, que confere proteção e rigidez mecânica. Essa parede celular é composta por moléculas de polissacarídeos, lipídios e proteínas (PORTAL EDUCAÇÃO, 2012).
As células eucarióticas possuem núcleo verdadeiro, apresentam regiões que estão separadas no citoplasma por membranas internas, que formam as organelas, essas são comuns a todas as células, como a mitocôndria, especializada no metabolismo oxidativo; o retículo endoplasmático, estrutura membranosa rica em ribossomos, que constituem a síntese proteica; e o complexo de Golgi, formada por membranas e vesículas, envolvidas na modificação e transporte de moléculas fabricadas no retículo endoplasmático (PORTAL EDUCAÇÃO, 2012).
A parede celular é uma estrutura rígida e externa a membrana plasmática, encontrada em bactérias, cianofíceas, fungos, plantas e alguns protistas, sendo resistente. Nos fungos a parede celular é formada por quitina, já nas plantas é formada por fibras de celulose (OTHHAMMER, MATTE, CRUZ, SEHN, FERNANDES, 2009).
A membrana celular é encontrada tanto nos seres procariontes e quanto nos seres eucariontes. É composta por uma dupla camada de fosfolipídios e no meio da matriz lipídica são encontrados moléculas de proteínas, com capacidade de movimentação e deslocamento (MELDAL, 2012).
A parede celular é uma membrana permeável, e não exerce controle sobre as substâncias que penetram ou sai da célula,