Célula procarionte e célula eucarionte animal
Estudo de Biologia Celular
Projeto de Pesquisa para Estudo da Biologia Celular apresentado à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade UNIABC Anhanguera – Santo André - SP
Santo André – SP
2012
a) Estudo das Características e Funções Orgânicas
b) Evolução Celular
c) Os Dois Tipos Celulares: Procariontes e Eucariontes
As células procariontes não coincidem com as células eucariontes. A maior diferença está na ausência de carioteca, ou seja, o material genético não se encontra individualizado do citoplasma, separado por uma membrana celular (carioteca), característica esta dos procariontes, sendo estas também bem menores, apresentando-se em estruturas de menor complexidade.
Os procariontes possuem o DNA na forma de um anel associado à proteínas básicas; são desprovidas de mitocôndrias, orgânulo de extrema importância, principal responsável pela respiração celular, de forma a fornecer a energia metabólica.
Sobre as demais organelas cululares, os plastídeos são um grupo de organelas encontrado na célula das plantas responsável pela fotossíntese.
O complexo de golgi se ocupa do processamento de proteínas. Já o retículo endoplasmático pela desintoxicação celular e no transporte intracelular de substâncias. A cario-membrana ou carioteca envolve e individualiza o núcleo (evoltório nuclear).
Os Procariontes, como organela, só possuem os ribossomos, que unem os outros componentes importantes na síntese de proteínas. Ex.: bactérias cianófitas (cyanobacterias).
As células eucariontes são mais complexas, uma vez que possuem um sistema de membranas muito desenvolvido; o interior celular é individualizado; existem funções metabólicas entre as organelas.
Os retículos endoplasmáticos liso e