Pesquisa Lp Figuras De Linguagem
741 palavras
3 páginas
Figuras de Linguagem Ironia Ironia é algo que afirma o contrario daquilo que se quer dizer, aquilo que se pensa. A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa. A ironia procura valorizar algo, mas quando na realidade quer desvalorizar, incluindo também um timbre de voz para caracterizar melhor o ato. A ironia pode ser de três tipos: a ironia oral, quando é dito uma coisa e pretende expressar outra. A ironia dramática, ou a ironia satírica , quando uma palavra ou uma ação coloca uma situação em jogo, e, por exemplo, no teatro, a platéia entende o significado, mas a personagem não, e a ironia de situação que é a disparidade existente entre a intenção e o resultado da ação. Já a ironia cósmica ou infinita é a disparidade entre o desejo humano as realidades do mundo externo. Na ironia antífrase, acontece o engrandecimento de ideias erradas, funestas, e quando se faz uso carinhoso de termos ofensivos.
Frases irônicas
-Ela é linda, pena que seja tão burra!
-Você é ótima, acabou de quebrar meu gatinho da coleção.
-Que filme maravilhoso, quantos crimes para um fim de noite.
Exemplos de ironia em Literatura
- "... Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis..."(M. de Assis)
- "Moça linda bem tratada, / três séculos de família, /burra como uma porta: / um amor!" (Mário de Andrade) - "A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar crianças."(Monteiro Lobato) ®Sérgio.
Prosopopeia ou Personificação Consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações que são próprios dos seres humanos.
Exemplos:
-O Sol amanheceu triste e escondido. - A lua beijava a face do lago adormecido. Através desse recurso os poetas fazem os seres inanimados agirem e sentirem como pessoas humanas, intensificando assim a força dramática da descrição.
Comparação
Consiste na comparação entre dois elementos