Pesquisa Inflacao
Pesquisa de Metodologia de apuracao da inflacao segundo IBGE
IBGE – Calculo de Inflacao
Inflação é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estavel. O que significa uma situacao estavel, dentro do aceitavel, abaixo disto, ou inflacao “zero” nao e o que se deseja, pois isto pode demonstra uma fragilidade da economia, diminuindo assim a demanda do mercado, e podendo causar uma instabilidade nos precos e na economia, uma problema leva a outros.
A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços.
O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisticas. Utiliza uma metodologia para analizar e apurar a inflacao. Estes Indices de inflacao no Brasil sao medidos de duas formas:
INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, média do custo de vida nas 11 principais regiões metropolitanas do país para famílias com renda de 1 até 5 salários mínimos.
IPCA - Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, calculado desde 1980 semelhante ao INPC, porém refletindo o custo de vida para famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. A pesquisa é feita em nove regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba) além dos municípios de Goiânia e Brasília.
Até 1994 a economia brasileira sofreu com inflação alta, entrando num processo de hiperinflação na década de 80. Esse processo só foi interrompido em 1994, com a criação do Plano Real e a mudança da moeda para o real (R$), atual moeda do país. Atualmente a inflação é controlada pelo Banco Central através da