Pesquisa, formação e prática docente
TEXTO: Pesquisa, formação e prática docente
AUTORA: Marli André
IDEIA CENTRAL/ TEMA CENTRAL: A pesquisa como elemento essencial na formação profissional do professor.
TRECHOS EM DESTAQUE:
“Formar o professor pesquisador significa levar o futuro docente a realizar um trabalho prático ou uma atividade de estágio, que envolve tarefas de coletas e de análise de dados. Para outros, significa levar os futuros professores a desenvolver e programar projetos ou ações nas escolas. E há ainda os que se valem do prestígio comumente associado â pesquisa para divulgar essa idéia como um novo selo, um modismo ou uma marca de propaganda” (2001,57).
“A tarefa do professor no dia-a-dia de sala de aula é extremamente complexa, exigindo decisões imediatas e ações, muitas vezes imprevisíveis.…É extremamente importante que ele aprenda observar, a formular questões e hipóteses e a selecionar instrumentos e dados que o ajudem a elucidar seus problemas e a encontrar caminhos alternativos na sua prática docente” (2001,59).
CONCLUSÃO:
O texto mostra a importancia de a pesquisa ser parte integrante do trabalho do professor. Segundo o texto o professor deve se envolver em projetos de pesquisa ação nas escolas. Marli buscou mostrar também os pontos de vista favoráveis ou contrários à pesquisa no cotidiano docente, analisou como a idéia de pesquisa está presente nos cursos e programas de formaçao de professores pelo vies da literatura acadêmica e nos textos utilizados. A temática não está diretamente ligada ao meu objeto de pesquisa, porém são válidas as orientações enquanto professora da educaçao infantil e aluna pesquisadora.