Linha do tempo
Os textos do trovadorismo eram acompanhados de música e geralmente cantados em coro, por isso são chamados de cantigas. Os trovadores (como eram chamados os poetas e cronistas dessa época) tinham grande liberdade de expressão, entravam em questões políticas e exerceram destacado papel social.
São admitidas quatro teses para explicar a origem dessa poesia: a tese arábica, que considera a cultura arábica como sua velha raiz; a tese folclórica, que a julga criada pelo próprio povo; a tese médio-latinista, segundo a qual essa poesia teria origem na literatura latina produzida durante a Idade Média; e, por fim, a tese litúrgica, que a considera fruto da poesia litúrgico-cristã elaborada na mesma época.
As cantigas podem ser classificadas em dois grandes grupos: Cantigas Líricas e Cantigas Satíricas.
Principais Autores:
1. João Soares de Paiva
2. Paio Soares de Taveirós
3. Rei D. Dinis
4. João Garcia de Guilhade
5. Afonso Sanchez
Características:
Cantigas satíricas
Cantigas de amor
Cantigas de amigo
Cantigas satíricas
Cantigas de escárnio
Cantigas de maldizer
Exemplo:
“No mundo non me sei parelha, mentre me for' como me vay ca já moiro por vos - e ay! mia senhor branca e vermelha, queredes que vos retraya quando vus eu vi en saya!
Mao dia me levantei, que vus enton non vi fea!
E, mia senhor, des aquel di' ay! me foi a mi muyn mal, e vos, filha de don Paay Moniz, e ben vus semelha d' aver eu por vos guarvaya pois eu, mia senhor d'alfaya nunca de vos ouve, nem ei valia d'ua Correa”. (TRAVEIRÓS, Paio Soares de)
Humanismo (1434-1527)
Humanismo é o nome que se dá à produção escrita histórica literária do final da Idade Média e início da Moderna, ou seja, parte do século XV e início do XVI, mais precisamente, de 1434 a 1527. Foi uma corrente de pensamento literário que se iniciou na