PESQUISA ESOCIAL
ÍNDICE:
Introdução
Pág. 03
O eSocial: principais mudanças e desafios
Pág. 03
Objetivos do eSocial
Pág. 04
Vantagens do eSocial
Pág. 04
Sobre a Pesquisa
Pág. 05
Implantação do eSocial:
Fatos e Números
Pág. 06
Conclusão
Pág. 12
Sobre a IOB I SAGE
Pág. 13
INTRODUÇÃO
O eSocial: principais mudanças e desafios
O
ano de 2014 marca o início do programa eSocial, a maior e mais complexa parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), referente às informações trabalhistas e previdenciárias das empresas de todo o País.
Com o novo sistema, os empregadores deverão enviar ao Fisco, em um único documento digital, todas as informações trabalhistas, previdenciárias, fundiárias e tributárias relativas aos seus trabalhadores, desde o momento da contratação até a rescisão contratual.
Entre as informações a serem enviadas por meio do eSocial, estão: o registro de empregados, concessão de férias, 13º salário, pagamento de remunerações e demais verbas não integrantes desta, estabilidades concedidas, afastamentos do trabalho, acidentes sofridos, recolhimento de contribuições previdenciárias, depósitos fundiários, retenções, exames médicos etc.
A adequação ao eSocial exige que as empresas implantem sistemas para o cumprimento das obrigações, além de capacitar seus colaboradores para fornecer informações precisas e de acordo com o prazo determinado pelo Fisco.
Em 2015, o eSocial substituirá diversos documentos, como: Relação Anual de Informações Sociais (Rais);
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); Inscrição do trabalhador no PIS/Pasep; Guia de
Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP); Registro do empregado em livros ou fichas de registro e Comunicação de férias coletivas ao Ministério do Trabalho e
Emprego (MTE).
O novo sistema exigirá a organização e centralização das informações no departamento responsável pela