Pesquisa Escola Boa
Escola boa é aquela em que todos aprendem
Para a educadora, é possível melhorar a qualidade do ensino favorecendo também alunos de famílias não escolarizadas
Paola Gentile (novaescola@fvc.org.br)
Masao Goto Filho
A partir de setembro, o Canal Futura (da Fundação Roberto Marinho) e a Fundação Victor Civita (FVC) responsável pela publicação da revista Escola , colocarão no ar dez programas sobre a educação no Brasil. O objetivo é discutir os grandes problemas dessa área, rompendo com alguns "chavões" que são apontados como causas da baixa qualidade do ensino, como por exemplo o de que as crianças pobres, que agora estão quase todas na escola, são mal nutridas ou pertencem a famílias que não valorizam a educação formal. "Se nossas crianças não conseguem aprender é porque existe algo errado com o ensino que elas estão recebendo", alerta Guiomar Namo de Mello, diretora executiva da FVC e autora do documento Os Dez Maiores Problemas da Educação Básica no Brasil (e Suas Possíveis Soluções), no qual a série de TV será baseada.
Para os produtores do programa, é preciso desmitificar esse discurso e mostrar ao público em geral como a cultura escolar elitista, uma gestão ineficaz e os interesses corporativos de diversas áreas são fatores que dificultam um salto qualitativo na educação escolar brasileira. Tudo isso sem deixar de abordar os possíveis caminhos para atingir essa meta. Nesta entrevista, Guiomar faz uma prévia das questões que serão tratadas na série de programas e afirma que informar a sociedade é um passo importante.
O que se pode esperar quando fundações ligadas às duas principais empresas de comunicação do país se unem para falar sobre educação?
A população em geral tem informação fragmentada e pontual sobre educação. Por isso, juntamos o potencial das duas instituições no conteúdo informativo e no poder de divulgação para discutir o tema de forma abrangente. Essa união dá um recado para todos: cada um de nós, pessoa física ou