Pesquisa do Carbono
Coordenadoria de Química
Análise qualitativa orgânica
PESQUISA DO CARBONO
Turma: Química 5 M
Pelotas
Junho/2012
1. Introdução
O relatório irá apresentar duas práticas, a primeira classifica a substância em incombustível, combustível de combustão completa ou combustível de combustão incompleta. A segunda é aplicada para evidenciar a presença do carbono.
Chama-se combustão a propriedade que um composto tem de ser queimado. Os compostos orgânicos são considerados bons combustíveis pela sua maior facilidade de combustão.
2. Objetivos
Classificar substâncias orgânicas sólidas quanto à combustão e evidenciar a presença de carbono em uma amostra.
3. Materiais e métodos
Técnica 1.
Em uma espátula metálica com cabo de madeira queimou-se uma pequena quantidade de amostra (naftaleno, ácido benzóico e sacarose), diretamente no fogo, colocou-se uma cápsula de porcelana a uns dez centímetros de altura para classificar as substâncias.
Técnica 2.
Em um tubo de ensaio misturou-se uma ponta de espátula da amostra (sacarose), com uma quantidade cinco vezes maior de óxido cúprico. A mistura foi aquecida diretamente no fogo e através de um tubo em “U” atravessado com uma rolha de borracha recolheu-se os vapores em um tubo de ensaio contendo solução saturada e límpida de água de cal. O aparecimento do precipitado branco ou amarelado evidenciou a presença de carbono.
4. Resultados e discussão
Técnica I
Substância
Classificação quanto a combustível ou incombustível
Classificação quanto à combustão completa ou incompleta
Naftaleno
Combustível
Incompleta
Ácido benzóico
Combustível
Incompleta
Sacarose
Combustível
Completa
A combustão dos compostos orgânicos se divide em completa e incompleta, sendo na completa a reação libera H2O e CO2, e na incompleta CO, CO2, H2O e C, devido a restrição ou falta do oxigênio. Porém na nossa prática não ocorreu à liberação do monóxido