estudante
QUÍMICA ORGÂNICA I
QUI0308A
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
DOCENTE: JOSE LUIZ PIAZZA
ACADÊMICAS: FRANCIELEM CAROL AFONSO
TACIANE FULCHER RIBEIRO
ELEMENTOS ORGANÓGENOS E PONTO DE FUSÃO
Caxias do Sul, 05 de Setembro de 2013
1 - INTRODUÇÃO
A Química Orgânica inicialmente era responsável por extrair substâncias de organismos vivos, mas descobriu-se que é possível produzí-las em laboratório. A partir disso a Química Orgânica ficou responsável pelo estudo dos compostos hidrogenados de carbono.
Essas substâncias são constituídas por moléculas que apresentam cadeias de átomos de carbono: as chamadas cadeias carbônicas. Na maior parte das vezes ligadas a outros grupos que, além do carbono e do hidrogênio, podem conter átomos de oxigênio e nitrogênio. Esses quatro átomos – carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio – são os principais constituintes das substâncias orgânicas e são chamados de elementos organógenos. O enxofre participa de um grande número de compostos, mas não é considerado um elemento organógeno pela maioria dos autores.
Os compostos do carbono são estudados separadamente dos outros compostos devido ao enorme número de substâncias conhecidas naturais e artificiais (cerca de 95% em relação a inorgânicos), consequência da capacidade dos átomos de carbono poderem formar cadeias longas e anéis uns com os outros, pela aplicabilidade e importância dos compostos e pelas características que os diferenciam: elementos químicos constituintes, velocidade da reação, estabilidade térmica, solubilidade em água, e pontos de fusão e ebulição e fusão.
Alguns compostos como carbonatos, os óxidos de carbono, o ácido cianídrico e outros, embora possuam em sua estrutura o elemento carbono, apresentam características semelhantes aos compostos minerais e são estudados por isso pela Química Inorgânica.
O carbono esta presente diariamente em nossas vidas. Cerca de 60% da massa do organismo humano é de