ED Quimica
Trabalho de Estudo Dirigido do Curso de Engenharia Elétrica e Engenharia da Produção, sob orientação do Professor Adriano Ribeiro Hilário Disciplina Química.
TAUBATÉ – SP 2012
RESUMO
FIBRAS DE CARBONO
A fibra de carbono pode se referir a fio de filamento de carbono, ou de feltro ou pano tecido feito a partir dos filamentos de carbono. Por extensão, também é usada informalmente para significar qualquer material composto feito com filamento de carbono. É um material forte e muito caro.
Cada filamento de carbono é feita fora do prazo, finas folhas de carbono similar ao grafite. Um método comum de tomada de filamentos de carbono é a oxidação e pirólise térmica de poliacrilonitrila (PAN), um polímero usado na criação de muitos materiais sintéticos.
As fibras de carbono são usadas na fabricação dos mais diversos materiais tais como: papéis, tecidos, telas, etc. As fibras são resistentes à alta temperaturas e servem especialmente em catalisadores utilizados em processos químicos.
O método utilizado na produção de fibras carbônicas é chamado de pirólise, ou seja, decomposição pelo calor, e algum material rico em carbono que retém a sua forma fibrosa através de tratamentos térmicos que resultam em carbonização com alto resíduo carbonáceo.
Os materiais carbonáceos podem ser naturais ou sintéticos e são utilizados como "fibra precursora". Normalmente o cânhamo, o linho, o algodão entre outros materiais naturais têm rendimento pobre de carbono, suas propriedades físicas, rigidez e resistência mecânica são fracas, não são utilizados como em materiais formadores de estruturas que exigem esforço físico.
Os tecidos de carbono utilizados como agentes reforçadores de resinas feniólicas, levaram às pesquisas para o desenvolvimento de fibras cujas propriedades mecânicas foram sendo aperfeiçoadas até chegar-se ao "raiom".
Para se produzir uma fibra carbônica de boa qualidade a partir de uma fibra precursora, é necessário um processo