Herpes, Raiva e Hepatite B
Gislene Bueno Nº17 3ª ano A
PESQUISA
HERPES
Transmissão: O contato direto com a ferida ou com objeto contaminado com o vírus da herpes são as potências vias de transmissão de herpes, uma doença de pele que ainda não tem cura.
Características: O herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simplex 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode causar graves complicações neurológicas. Não tem cura, mas alguns remédios podem ser utilizados para diminuir os sintomas.
Profilaxia: Evitar contato sexual ou então beijos com pessoas contaminadas que estejam com a doença na fase de bolhas, não compartilhar objetos de uso pessoal como toalhas, copo e batom, por exemplo.
RAIVA
Transmissão: A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são pela via inalatória, pela placenta e aleitamento e, entre humanos, pelo transplante de córnea.
Características: A raiva (também conhecida impropriamente como hidrofobia), é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.
Profilaxia: A profilaxia consiste na observação do animal agressor e/ou aplicação de vacina e/ou soro, de acordo com a avaliação dos ferimentos causados pelo animal, levando em consideração o local do ferimento sua profundidade, a extensão e o número de lesões.
HEPATITE B
Transmissão: O vírus da hepatite B está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer por via perinatal, isto é, da mãe para o feto na gravidez, durante e após o parto; por via horizontal, através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; pelo