A experiência do usuário na navegação de sites complexos
A Web tornou-se acessível à todas as pessoas, e conta com uma grande variedade de aplicações. Contudo, observa-se que tal popularidade não implica necessariamente numa boa experiência aos usuários. Experiência do Usuário (UX) é como as pessoas se sentem quando interagem com um sistema. Este sistema pode ser um WEB site, uma aplicação WEB, móbile, desktop, entre outros sistemas interativos. Nesse sentido, a redução na qualidade de interação com os novos produtos e serviços tornou mais clara a necessidade de se criar uma metodologia para avaliar e corrigir os problemas gerados por esse fenômeno. Esta monografia tem como objetivo mostrar que concentrando-se na criação de usuários apaixonados e (engajados), é possível, desenvolvendo produtos divertidos e fáceis de usar, que cumpram o seu objetivo. Se um produto é fácil de usar, o usuário tem maior produtividade, aprende mais rápido a usar, memorizar as operações e comete menos erros.
Palavras-chave: Web; Experiência do Usuário; Acessibilidade.
2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A Web tornou-se acessível à todas as pessoas, e conta com uma grande variedade de aplicações. Contudo, observa-se que tal popularidade não implica necessariamente em satisfação dos usuários. Muitos sites Web são visitados uma única vez não porque o conteúdo do site não seja interessante, mas sim porque eles foram incapazes de encontrar a informação desejada, sendo esse um dos problemas de usabilidade típicos mais relatados por usuários.
Usabilidade é o termo técnico usado para descrever a qualidade de uso de uma interface (BEVAN, 1995). Essa é uma qualidade importante, pois interfaces com usabilidade aumentam a produtividade dos usuários, diminuem a ocorrência e erros (ou as sua importância) e, não menos importante, contribuem para a satisfação dos usuários. Segundo a Vitamin Talent 97% dos sites ainda falham em relação à experiência do usuário.
3. JUSTIFICATIVA
Usabilidade é o termo