Princípios de Design para mobile pages
Novrmbro/2013
Sumário
1. Introdução
Hoje no Brasil, segundo a Anatel, para cada pessoa residente no país há 1,3 celulares disponíveis. Em todo o mundo, a relação com o celular mudou. De acordo com levantamento da Gartner, a venda de smartphones foi responsável por 51,8% das vendas de celulares no planeta - um aumento de 46,5% ante uma queda de 21% dos modelos convencionais. E no Brasil, o mesmo levantamento feito pela IDC revelou que a venda de smartphones cresceu 78% em 2012 e seguiu a tendência mundial, superando a de telefones convencionais.
Esses valores nos mostram um pouco sobre a dimensão do uso de smartphones atualmente, até o final de 2012 aparelhos moveis representavam 10% do acesso a internet no Brasil, o que nos revela uma nova forma com que as pessoas se conectam a rede mundial de computadores e vem impactando a forma de fazer negócios e expor produtos e serviços.
Em 2012 cerca de 1 milhão de empresas entraram no marcado de publicidade móvel e 67% dos CIOS acreditam em um impacto maior em seus negócios do que o obtido na década de 1990 com a revolução da Internet.
Isso leva a pensar sobre como as pessoas irão visualizar os dados desejados em sites, através de seus dispositivos, pois tudo isso se trata de uma quebra de paradigmas e uma nova cultura nasce em relação ao acesso a páginas web, agora as pessoas nem sempre preparam um momento apenas para acessar suas páginas na rede, este acesso acontece nos mais diversos lugares e momentos e o que realmente fará prender a atenção dos visitantes web mobile será a interatividade oferecidas pelas páginas, seu design e layout. Quanto mais agradável a forma em que as paginas são oferecidas ao usuário, maior será o tempo de acesso, maior quantidade e eficácia para os propósitos das páginas web e é isso que será