Reservatorio de Petroleo
No planeta Terra, sob uma cobertura de detritos, solo, vegetação, água e gelo, ocorrem materiais sólidos denominados rochas. Rochedos, encostas de morros, cortes de estradas ou ilhas estéreis, constituem afloramentos de rochas, perfazendo 3% da superfície dos continentes.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
O óleo cru encontrado em reservatórios de óleo é formado na crosta da Terra de restos de seres vivos. O petróleo bruto é usado como combustível fóssil. As evidências indicam que milhões de anos de calor e pressão alterando os restos deplantas e animais microscópicos em óleo e gás natural. Quando eles foram enterrados com o sedimento acumulado e atingem uma temperatura adequada, algo entre 50 a 70 °C eles iniciam um cozimento. Esta mudança transforma-os nos hidrocarbonetos líquidos que se movem e migram, tornando-se nossos reservatórios de petróleo e gás.
O petróleo, após ser gerado e ter migrado, é eventualmente acumulado em uma rocha que é chamada de reservatório. Essa rocha pode ter qualquer origem ou natureza, mas para constituir um reservatório deve apresentar espaços vazios em seu interior (porosidade), e estes vazios devem estar interconectados, conferindo-lhe a característica de permeabilidade.
Rochas reservatório
Denomina-se de reservatório a rocha com porosidade e permeabilidade adequadas à acumulação de petróleo, quando enquadradas por rochas impermeáveis, que impedem a migração, designadas por rochas de cobertura. Este conjunto reservatório-cobertura é designado por armadilha e é, geralmente, ocupado pelos aquíferos no seio dos quais se encontram o petróleo e o gás. No caso dos hidrocarbonetos serem compostos por gás e