resenhas
Textos das resenhas produzidos pela turma de Museologia 03 em 2006/2. Dados migrados de www.museologando.blogspot.com, que foi "reutilizado". terça-feira, 5 de agosto de 2008
Caderno 03/Texto 07 - Museologia, Identidades, Desenvolvimento Sustentável: estratégias discursivas.
A paisagem cultural no mundo contemporâneo se configura pela complexidade, pela fragmentação e pela constante movimentação. Os conceitos de sociedade, cultura e nação, que antes eram vistos como conceitos fixos, serão entendidas, agora, como discurso.
A nova ordem da contemporaneidade baseia-se na imprecisão e na relativização das idéias. E é baseando-se nessa teoria que o Museu deve ser compreendido como fenômeno.
O Museu-fenômeno se constrói na relação entre o Tempo, o Espaço, a Memória e os Valores (as Culturas). Compreendê-lo significa “percebê-lo através da experiência de mundo do indivíduo – em si mesmo e na sociedade através do cruzamento de relações (...) com o Real complexo” . Logo, o Museu deixa de ser apenas representação, passando à esfera da organização de conjuntos sígnicos, constituindo o que se entende por Patrimônio.
Museu e Patrimônio são conceitos que se desdobram em muitas categorias. Devemos entendê-los no âmbito da pluralidade, ou seja, não como uma coisa, mas muitas. A relação que existe entre os dois é a relação que “se institui na pratica, a partir das relações de cada grupo social com os tempos e os espaços da memória individual e coletiva” .
Para um melhor entendimento do termo patrimônio, o conceito é explicado como o que se entende de percepções identitárias, estando intimamente ligado à Memória e se fazendo presente em todas as categorias de Museu. Durante muito tempo foi entendido vinculado ao passado, sendo sua natureza uma ferramenta para a construção para o futuro.
Cabe à Museologia estudar as relações entre o Museu e o Patrimônio, “concebendo e atuando estas relações no plano do Real” .
A autora explica