Ciclo de Pedido
O Ciclo de Pedido é conexão entre fornecedores e clientes através de uma operação logística. É o processo básico que produz o Nível de Serviço de um fornecedor para seu cliente. O Ciclo de Pedido, normalmente, segue uma sequência de atividades aplicadas. Como verificado na figura abaixo:
O serviço é sempre avaliado pelo cliente logo a eficácia irá depender da eficiência com que o Ciclo de Pedido é executado. Sua duração indica a rapidez do serviço logístico; sua variância pode afetar o nível de confiança no serviço, enquanto a visibilidade garante a agilidade na eventual correção de falhas.
Para o fornecedor, construir e operar inúmeros ciclos-de-pedidos, um para cada um dos seus clientes, exige um consumo recursos físicos e humanos que moldam os custos e a rentabilidade do negócio.
A Tecnologia de Informação oferece um enorme potencial para aumentar a eficiência do Ciclo de Pedido. Automação, visibilidade, conformidade e suporte à decisão são algumas das vantagens em que a TI faz a diferença.
As vantagens de aplicar a TI ao longo do Ciclo de Pedido são inúmeras: redução de tempos, diminuição da variância, aumento da conformidade às regras de negócio, redução de mão-de-obra, redução de custos com prevenção de falhas, etc. Contudo, a velocidade com que a TI vem se desenvolvendo é muito maior do que a sua aplicação e disseminação nas empresas. Perto de tudo que a TI pode oferecer para a competitividade de uma empresa, as companhias brasileiras precisam evoluir muito na aplicação.
Tecnologias aplicadas ao ciclo do pedido
Order Management Systems (OMS) é a referência no mercado provedor de software para os sistemas de gerenciamento integrado de pedidos estará presente em cada etapa do ciclo do pedido. A linha de aplicação se segue em:
-Entrada de Pedidos
O EDI (Eletronic Data Interchange) é a tecnologia mais pratica para automatizar a entrada de pedidos e sendo integrada aos outros softwares