Ciclo do Pedido - logística.
Elementos do Ciclo do Pedido
O processamento de pedidos é representado por um conjunto de atividades que compõem o ciclo do pedido do cliente, iniciando pela preparação, transmissão, entrada ou recebimento, atendimento, expedição e transporte, e recebimento pelo cliente (Fleury, 2003).
Elementos que compõem o ciclo:
Preparação do Pedido
Esta atividade tem início a partir da coleta de informações necessárias sobre a futura aquisição de produtos ou serviços, e é finalizada com a requisição formal dos produtos a serem adquiridos (Ballou, 2005 e Fleury 2003).
A identificação da necessidade de aquisição pode ser provocada por vários estímulos: a visita de um vendedor, a consulta de um catálogo, a leitura de um anúncio de jornal ou revista, a exibição de um anúncio na televisão ou rádio, o recebimento de uma mensagem pela internet ou a identificação de que chegou o momento de repor estoques (Fleury 2003).
Transmissão do Pedido
A transmissão do pedido é realizada logo após a preparação do mesmo. Ela envolve a transferência dos documentos do pedido de seu ponto de origem para aquele em que pode ser manuseado. A transmissão do pedido é realizada de duas maneiras básicas: manual ou eletronicamente.
A transmissão manual envolve a utilização de serviço postal ou dos funcionários que o levarão manualmente ao ponto de atendimento. A transmissão eletrônica é altamente difundida, utiliza números telefônicos 0800, sites na Internet, EDI, máquinas de fax e comunicações por satélite; essa transmissão tem um alto grau de confiabilidade.
Entrada do Pedido
A Entrada ocorre após o recebimento do pedido por parte do fornecedor. Geralmente essa etapa exige a transcrição dos dados no sistema de processamento de pedidos, nos casos em que o pedido é realizado via Internet esta etapa tende a ser automatizada, dispensando a transcrição dos dados (Fleury, 2003).
Esta etapa abrange várias tarefas realizadas antes do