Pesquisa de Tania Bomfin
1578 palavras
7 páginas
ResumoAs diversas e continuas transformações que vêm ocorrendo nos cenários dos negócios têm influenciados as empresas a buscarem novas estratégias, a qual seus gestores utilizam ferramentas ágeis e eficazes para auxiliar nas tomadas de decisões, e assim conseguir se manter no mercado que este cada vez mais se tornam competitivo.
A venda é um dos principais responsáveis pelo crescimento da empresa, para isto, é necessário que seus produtos tenham um preço competitivo e que, este seja suficiente para suprir os custos e despesas de comercialização.
Uma das formas de chegar ao preço ideal de venda é utilizar a Taxa de Marcação ou Mark-up.
A Taxa de Marcação ou Mark-up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda. A sua finalidade é cobrir os impostos incidentes sobre vendas, despesas fixas comerciais e administrativas, custos fixos diretos e indiretos de produção e a margem de lucro.
Há duas formas de calcular o Mark-up: O Mark-up Divisor e o Mark-up Multiplicador. As duas chegam ao mesmo resultado, ou seja, o mesmo preço de venda.
Objetivos
O objetivo da rotina de “formação de preço” é agilizar de maneira eficiente e confiável o preço de venda de cada produto.
O preço de venda é a expressão monetária que o produto ou serviço vale, ou seja quanto o comprador estar disposto a pagar para obter o produto ou serviço correspondendo a uma avaliação que cada um agrega.
O preço de venda tem como objetivo proporcionar, a longo prazo, que as empresas adquiram o maior lucro possível, já que elas estarão sempre em busca da perpetuidade, e assim permitindo a maximização lucrativa da participação de mercado, o qual o faturamento e lucros devem ser aumentados gradativamente.
A formação de preço tem ainda como finalidade maximizar a capacidade produtiva reduzindo a ociosidade e desperdícios operacionais, e os preços devem considerar a capacidade de atendimento aos clientes, onde os preços baixos podem ocasionar elevação de vendas e