SOLO FERTIL PARA FAMILIA
Dias atrás um amigo explanou de forma poética todo processo que um ecossistema desenvolve para que uma planta exista. A semente é lançada ao solo, acontece a germinação e assim por diante até que se torne uma planta, cresça gere um fruto com semente e o ciclo se repete. E para que isso aconteça com sucesso, o solo, clima e todo sistema precisa ser favorável. Da mesma forma uma família que semeia num ambiente cheio de amor, graça e aceitação se desenvolve com sucesso, alegria e paz.
Mas a verdade é que o sistema da sociedade em que vivemos não oferece solo e ambiente favorável para que a semente do Amor de Deus se desenvolva nas famílias. Nossos lares são constantemente atacados por ervas daninhas que absorvem todo nutriente que nos torna famílias saudáveis e funcionais.
Males como o individualismo que se sobrepõe ao contexto comunitário onde cooperamos uns com os outros para suprir as necessidades afetivas uns dos outros; o esforço desenfreado pelo “ter” que nos leva a abrirmos mão de momentos impagáveis com nosso cônjuge e filhos; a inversão de prioridades quando o casal se anula em função dos filhos, e assim sendo perde-se o romantismo e o sentido da união quando da saída dos filhos. Poderia citar muitas outras erva daninhas... Escrevendo a igreja de Éfeso, Paulo ora: “Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor” (Efésios 3:17). Estas palavras nos apontam para o antídoto que elimina os males contra nossa família:
1. É preciso cultivar um ambiente de fé em Cristo. Certa vez li a seguinte frase: “A verdade é que o ambiente familiar é o lugar ideal para a real espiritualidade ser trabalhada” (Mark Shaw). Esposo e esposa orando juntos, pais e filhos orando e louvando a Deus em ambiente familiar.
2. Cristo no coração da família. Quando o Espírito Santo habita nos corações, a orientação, discernimento e sabedoria vem dEle e não das influencias malignas.
3. Arraigar e