PESQUISA DE PROMOÇÃO
Resumo do Tema A das páginas 651 (desde “Pesquisa de novo produto”) a 655. * .
PESQUISA DE UM NOVO PRODUTO
O produto, para efeito de definição e compreensão geral do proposto, é aquele item, tangível ou não, constituído através do processo de produção, visando através da negociação comercial atender necessidades de certa classe de pessoas, sendo mesmo considerado o primeiro elemento mercadológico. Podem ser físicos ou não físicos, e neste último caso incluem-se os serviços e eventos em geral.
A pesquisa de um novo produto é aquela que diz respeito ao desenvolvimento ou mesmo modificação de um produto ou serviço, de forma a posicioná-lo no mercado com suas atribuições, objetivos e características específicas, bem como sua necessidade (utilidade) e potencial demanda, o que poderá contribuir para sua maior ou menor circulação comercial.
Para que certas funções e objetivos sejam cumpridos a Pesquisa de Mercado será o instrumento adequado para responder perguntas fundamentais para o sucesso do novo produto ou serviço. Assim, a aceitação, o nome, a clientela e a concorrência deste produto serão aferidas por uma pesquisa de mercado cuidadosa e individualizada, onde todos os detalhes mercadológicos serão levados em conta, buscando a exata adequação do produto ou serviço à realidade mercadológica deste ou daquele local, de Fulano ou Cicrano, neste ou naquele momento.
Verdade é que, a pesquisa por um novo produto deve ser viabilizada através de um projeto que irá questionar para designação e aferição, o potencial consumidor levando-se em conta, elementos como: faixa etária, sexo, poder aquisitivo, necessidade, oportunidade, potencial de utilidade, depreciação, renovabilidade, tangibilidade etc. Importante é buscar, com bastante critério junto ao público consumidor, o ajuste ideal de dados para se saber o quanto importante será o produto na polia mercadológica e se, por conseqüência, terá sucesso na sua proposição.
Detalhe importante é entender