Promoção a saúde ( sintese de pesquisa)
Promoção à saúde e educação: diagnóstico de saneamento através da pesquisa participante articulada à educação popular (Distrito São João dos Queiroz, Quixadá, Ceará, Brasil)
A pesquisa foi realizada no período de abril de 1995 a maio de 1996 numa comunidade rural e o tema gerador foi definido em assembléia da associação comunitária, foi o diagnóstico de saneamento e o ponto de partida , o levantamento da condição situacional. A idéia da pesquisa teve como referencial a carta de Ottawa que consolidou o programa de promoção a saúde. Em 1995 foi elaborada uma proposta ampla sobre educação e saúde no município de Quixadá, Ceará, tendo como princípio a promoção a saúde(PS). O objetivo geral foi de proporcionar a construção, apropriação e socialização de conhecimento, mediante processo metodológico participativo, buscando fortalecer as ações organizadas da comunidade. Todo o trabalho foi desenvolvido através da pesquisa participativa pois dessa forma todos se tornam sujeitos de um mesmo processo de exercício de cidadania objetivando a transformação social. Durante todo o processo de investigação a educação, norteada pela filosofia de Paulo Freire e ancorada na pedagogia problematizadora de concepção popular se fez presente, articulando e mediando a construção, a apropriação e a socialização de conhecimentos.
Como estímulo para participação ativa de todos e suporte educativo, vários métodos e técnicas, formais e informais, dinamizadoras e motivadoras etc formam utilizados. A avaliação utilizada na pesquisa foi processual e enriquecida continuamente com as práticas do cotidiano dos trabalho. A operacionalização e desenvolvimento da pesquisa ocorreram em duas fases: exploratória- preparatória e operacional- contextual. Para o desenvolvimento do processo educativo foram percorridas diversas etapas: elaboração e distribuição de um documento relatório; planejamento pedagógico e a execução de oficina de trabalho. Em seguida, sua execução