Pesquisa de mercado
Acadêmicos: Bruna, Flávia, Flávio, Guilherme e Wesley
1. Introdução
Newman, Katona, Ferbera, Howard e Engel; estudiosos como esse que influenciaram o inicio dos estudos sobre o comportamento do consumidor em 1968, com a pretensão de identificar e compreender as variáveis relativas ao comportamento do consumidor, tais como suas atitudes inconstantes perante diferentes produtos, atitudes de compras, as razões de causa e efeito que reagem à persuasão (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2005).
São as atividades envolvidas na aquisição e consumo de bens e serviços que compreende o comportamento do consumidor; sendo assim, conhecer e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores é de extrema importância (KOTLER; BLOOM, 1998).
De acordo com Kotler (1998), o comportamento de consumo pode ser sumarizado como o comportamento que as pessoas mostram quando estão procurando, comprando, usando e avaliando determinados bens, serviços e ideias.
O consumidor contemporâneo tem o consumo de alimentos com algumas alterações devido às mudanças domésticas e no estilo de vida que as pessoas têm levado, gastando menos tempo na compra e na preparação dos alimentos, do acumulo de conhecimento a respeito das informações nutricionais dos alimentos e com a constante preocupação com a saúde. Devido a isso que os consumidores têm se atentado mais às informações nutricionais dos produtos alimentícios, pois essas informações podem auxiliá-los na decisão de compra (CORCORAN; BERNUÉS; BAINES, 2000).
Segundo Missagia e Rezende (2011), os consumidores de alimentos podem ser divididos em quatro segmentos distintos, sendo três deles adeptos aos hábitos alimentares saudáveis e um não. São nomeados da seguinte forma: - atarefados: são pessoas, grande parte mulheres, que não dispõe de muito tempo para se alimentarem, buscam informações sobre alimentos e alimentação e acreditam nas informações disponíveis dos alimentos. Enfatizam a importância da