Pesquisa de Medicamentos
(Androcur®)
Classe Medicamentosa: Preparado hormonal de efeito antiandrogênico.
Indicações: Homem: Tratamento em câncer de próstata avançado, desejo sexual exagerado (desvios sexuais e/ou hipersexualidade); Mulher: Tratamento de fenômenos de masculinização como aumento anormal de pelos no corpo e na face (hirsutismo), queda pronunciada de cabelo e calvície (alopecia androgênica), formas graves de acne e seborréia.
Contra-indicações: Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Hepatopatias, antecedente de herpes gestacional, síndrome de Dubin-Johnson e Rotor, doenças debilitantes ou depressão crônica grave; histórico de tromboembolismo, Diabetes mellitus com alteração vascular, anemia falciforme. Gravidez e lactação.
Apresentação: Comprimidos de 50mg ou 100 mg.
Posologia:
Homens: Redução dos desvios sexuais: 50 mg, 2x/dia no início do tratamento, com aumento para 100mg, 2-3x/dia por curto período e dose de manutenção de 25mg/dia; Carcinoma de Próstata: 100mg 2-3x/dia.
Mulheres: Idade fértil: 100mg/dia, dose de manutenção de 25mg/dia; Mulheres pós-menospausadas ou histerectomizadas: de 50mg a 25mg/dia.
Cuidados: Esquema de 21 dias de tratamento com pausa de 7 dias, com exceção dos casos de Carcinoma prostático. As doses não devem ser interrompidas abruptamente, devendo ser estabelecido intervalos de várias semanas com redução das doses.
Efeitos Colaterais: Cansaço, diminuição da vitalidade e da capacidade de concentração. Hepatotoxicidade direta (200-300mg/dia). Dispnéia. Eventos tromboembólicos.
Interações Medicamentosas: Rifampicina, Fenitoína e Erva-de-São João: redução dos níveis de Acetato de Ciproterona; Estatinas: miopatia ou rabdomíólise.
Brometo de Ipratrópio
(Atrovent®)
Classe Medicamentosa: Broncodilatador
Indicações: Manutenção do broncoespasmo nos casos de DPOC, bronquite e asma.
Contra-indicações: Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Pacientes com Glaucoma de ângulo fechado e Hiperplasia