Pesquisa sobre medicamentos fitoterápicos
ANÁLISE DO CONTEÚDO DA BULA
NOME DE FANTASIA: Maracujá Herbarium
LABORATÓRIO: Herbarium Laboratório Botânico Ltda.
Nº. DO REGISTRO MS: 1.1860.0025
1. Forma farmacêutica/apresentação. Comprimido.
2. Composição (plantas). Extrato seco de Passiflora incarnata (320mg).
Excipientes: celulose microcristalina 200, celulose microcristalina 102, talco, opadry YS-1-7006, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, dióxido de silício coloidal e polietilenoglicol (q.s.p. 1 comprimido).
3. Plantas que compõem a formulação. Família: Passifloraceae Gênero: Passiflora Espécie: Passiflora incarnata Nomenclatura Botânica: Passiflora incarnata L.
4. Parte(s) utilizada(s). Partes aéreas.
5. Indicação terapêutica. Este medicamento é indicado para tratamento de irritabilidade, agitação nervosa, insônia e desordens da ansiedade.
6. Posologia. Ingerir 2 (dois) comprimidos, 3 (três) vezes ao dia, ou a critério médico.
7. Ação farmacológica. MARACUJÁ HERBARIUM é constituído pelo extrato seco de maracujá (Passiflora incarnata) padronizado em flavonóides totais calculados como vitexina. Acredita-se que os flavonóides presentes na espécie vegetal sejam os principais responsáveis pelas atividades farmacológicas. Estes constituintes, em sinergismo com os alcalóides também presentes no vegetal, promovem ações depressoras inespecíficas do Sistema Nervoso Central (SNC), contribuindo assim para a ação sedativa e tranqüilizante. Os dados existentes até hoje não permitem uma conclusão definitiva a respeito da identidade das substâncias ativas e mecanismo de ação. Os estudos farmacodinâmicos disponíveis suportam o uso como sedativo e ansiolítico. O sinergismo entre os componentes da espécie vegetal é relatado como um importante fator responsável pela ação farmacológica. Além do efeito sedativo, este medicamento atua no tratamento de desordens