PESQUISA DE FISICA
TURMA: R3
PESQUISA SOBRE O QUE É: DATAÇÃO RADIOMÉTRICA E URÂNIO CORPUSCOLO, RADIONUCLÍDEOS, ANTINEUTRINO, PÓSITRON, META ESTÁVEL,
CORPUSCOLO- Termo usado em anatomia para designar uma parte do organismo, de dimensões muito pequenas. Certas partes do sistema nervoso, tais como as terminações dos nervos da pele que respondem à pressão, recebem a denominação de corpúsculos táteis.
Partícula elementar, eletrizada ou não, que resulta da desintegração do átomo.
RADIONUCLÍDEOS- Os mais usados em Medicina Nuclear são o Tecnécio-99m (99mtc), o Iodo-131 (131I), o Iodo-123 (123I), o Tálio-201 (201tl), o Gálio-67 (67Ga) e o Índio-111 (111In). Estes radionuclídeos são usados para obter imagem em Medicina Nuclear pois emitem, de forma contínua, um sinal – raios gama, que é detectado por aparelhos especiais, denominados câmaras gama que, por sua vez, têm associados sistemas de computadores que transformam a radiação gama emitida pelo doente numa imagem, a cintigrafia ANTI NEUTRINO- é um lepton, uma partícula de antimatéria, a contrapartida do neutrino.Na verdade, existem três antineutrinos distintos, chamados de tipos, ou sabores: elétron antineutrino (símbolo ̅ν e), múon antineutrino (símbolo ̅ν μ) e tau antineutrino (símbolo ̅ν τ).
PÓSITRON- é a antipartícula do electrão, a que também se chama antielétron Quando o pósitron é aniquilado com um elétron, as massas de ambos são totalmente transformadas em fótons (radiação gama) ou outras partículas.
O pósitron pode ser gerado por decaimento radiativo do tipo emissão beta ou pela interação de fótons de alta energia, 1.022 MeV , com matéria. Esse processo é denominado processo eléctron-pósitron, sendo ambos gerados a partir da energia de fótons. META ESTÁVEL- ou estado eletrônico metaestável é aquele no qual um elétron em um átomo excitado encontra-se em um orbital a partir do qual a transição para o nível fundamental ou demais níveis de menor energia encontra-se inibida pela regra de transição