PESQUISA DE FISICA
De
Física
Partes essenciais de um Violão
As partes do violão são: Tarrachas ou Cravelhas; Pestana ou Capotraste; Braço; Traste; Boca; Fundo; Cordas; Tampo; Cavalete.
O violão é um instrumento composto de 6 cordas. As cordas são contadas a partir da mais fina:
MI agudo
SI
SOL
RE
LA
MI grave
As cordas são dedilhadas com o polegar, indicador, médio e anular da mão direita, enquanto os dedos da mão esquerda (menos o polegar) fazem pressão nos espaços entre os trastes para produção das notas. Para indicação do dedilhado da mão esquerda, a numeração usada é:
Indicador: 1
Médio: 2
Anular: 3
Mínimo: 4
Afinação
O violão é um instrumento de corda dedilhado (diferente, portanto, do tocado com um arco, como o violino, ou percutido, como o piano). Ao beliscar a corda e depois soltá-la, a tensão gera uma onda que a caixa do instrumento amplifica e espalha pelo ambiente. A altura do som, ou seja, a nota que é gerada depende do comprimento e da espessura da corda dedilhada, e vai ser mais grave quanto mais longa ou mais grossa ela for, e mais grave quanto mais curta e fina. Os dedos da mão esquerda (num violonista destro, obviamente) reduzem o comprimento da corda ao comprimi-la, de modo que o som seja cada vez mais agudo. Sem esse recurso, o violonista só disporia de seis notas, correspondentes às seis cordas.
O violão é afinado pela segunda corda, que tem o mesmo som produzido pelo diapasão, um aparelhinho de metal que, quando percutido, gera um som limpo e uniforme, que serve para afinar a maioria dos instrumentos. Afinada a segunda corda, ele afina as demais comparando o som de uma já afinada com a outra a afinar, obviamente com a mesma altura, que geralmente se obtém apertando a quarta ou quinta corda mais grave, igualando os sons da corda seguinte.
O violão geralmente ele é usado mais para harmonizar a música, assim podendo tocar vária notas de uma vez (ou seja, um acorde), assim o som sairá mais cheio, enquanto outros instrumentos