Pesquisa de campo informações
Tem por objetivo conseguir informações sobre um problema que precisa de resposta, ou uma hipótese a se comprovar. Ou ainda, fenômenos e suas relações entre si. Consiste na observação de fatos, coleta de dados e variáveis relevantes para o estudo. Em primeiro lugar deve-se fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Servindo para saber das opiniões e trabalhos a respeito e como fundamentação teórica. Em segundo lugar, escolher as técnicas que serão usadas na coleta de dados e amostras. Antes disso deve-se estabelecer como registrar e analisar estes dados.
Tipos de pesquisa de campo
a) Quantitativo-descritivas:
Investigações de pesquisa empírica. Utilizam várias técnicas como entrevistas,formulários, etc. Subdividem-se em:
1) Estudos de verificação de hipótese
Contém hipóteses explícitas que são derivadas da teoria, e podem consistir em associações entre duas ou mais variáveis.
2) Estudos de avaliação de programa
Dizem respeito à procura dos efeitos e resultados de um programa ou método. As hipóteses podem ou não estar declaradas e derivam dos objetivos do programa e não da teoria. Pode aproximar-se do projeto experimental.
3) Estudos de descrição de população
Geralmente contém grande número de variáveis e usam técnicas de amostragem para apresentar caráter representativo.
4) Estudos de relações de variáveis
Se referem à descoberta de variáveis pertinentes a determinada questão e à relações relevantes entre variáveis.
b) Exploratórias:
Pesquisa empírica cujo objetivo é a formulação de questões ou de um problema, com três finalidades: desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com um ambiente, modificar e simplificar conceitos. Dividem-se em:
1) Estudos exploratório-descritivos combinados
Têm por objetivo descrever completamente determinado fenômeno, tanto com descrições quantitativas e/ou qualitativas, quanto acumulação de informações